Para extrair o máximo de desempenho na mineração da criptomoeda Ergo, com a placa de vídeo RTX 3060 LHR, é necessário realizar alguns ajustes de acordo com o sistema operacional que estiver utilizando, seja ele Windows ou HiveOS.
Primeiramente, é importante dizer que existem dois tipos de RTX 3060 com limitação.
O primeiro modelo com limitação é conhecido como RTX 3060 V1, que conta com uma limitação via driver para a mineração de Ethereum.
O segundo modelo é conhecido por RTX 3060 LHR, ou RTX 3060 V2, que sai de fabrica com a tecnologia de Low Hash Rate/Lite Hase Rate, que limita essa GPU na mineração de criptomoedas que utilizam-se dos algoritmos Ethash (Ethereum) e Autolykos (Ergo).
Minerando com a RTX 3060 V1 no Windows
No Windows há uma série de “coisinhas” que precisam ser feitas para que seja possível alcançar o máximo em Mh/s na mineração.
Nesta versão é necessário que a placa esteja conectada diretamente no slot PCIe X16 da placa-mãe e que este mesmo slot seja de 2ª geração, além disso, deve ser utilizado um driver específico da Nvidia (470.05) e um monitor ou dummy HDMI conectado diretamente na saída de vídeo da placa.
Bastante coisa, né?
Para facilitar vou listar aqui o passo-a-passo:
- Conectar a placa de vídeo RTX 3060 v1 no slot principal X16 de 2ª geração da placa-mãe;
- Realizar a instalação do driver da Nvidia versão: 470.05;
OBS: Se já tiver alguma versão do driver da Nvidia instalada no sistema operacional, faça primeiro a desinstalação e no momento da nova instalação do driver 470.05 escolha a opção INSTALAÇÃO LIMPA. - Conectar um monitor ou dummy HDMI na saída de vídeo da placa.
Feito isso é só ajustar o melhor OVERCLOCK para a sua placa.
Irei deixar listado aqui alguns dos overclocks que encontrei, para a RTX 3060 V1 e LHR, para mineração de ERGO!
Minerando com a RTX 3060 LHR no Windows
A versão LHR da RTX 3060 não reconhece o driver 470.05 da Nvidia. Esse driver é utilizado apenas com a versão V1, para garantir o desbloqueio total do hashrate.
Já na versão com LHR, apesar de não ser possível utilizar o mesmo driver da versão V1, não há a necessidade de realizar várias “manobras” como: utilizar a placa no slot PCIe X16, conectar um monitor ou dummy na saída de vídeo etc.
Para utilizar a placa com seu melhor desempenho possível apenas é necessário manter o driver atualizado para versão mais recente, escolher um minerador que já esteja otimizado para trabalhar com placas LHR, como por exemplo o NBMiner, LolMiner, TRex Miner etc.
Caso utilize uma plataforma para minerar, como a Kryptex ou a Nicehash, o ideal é limitar a mineração entre os algoritmos que deseja minerar, basta acessar o painel de controle do programa instalado e realizar e escolher as opções disponíveis. Logo após, configure o overclock de acordo com o algoritmo (criptomoeda) escolhido.
Recomendo que assista também ao vídeo:
Minerando com a RTX 3060 V1 no HiveOS
Para minerar com a versão V1 da RTX 3060 no HiveOS e conseguir desfrutar do melhor desempenho na mineração é necessário que seja feita a instalação do driver 460.39 da Nvidia.
Caso o HiveOS esteja trabalhando com um driver diferente do 460.39 é extremamente importante que seja realizado o DOWNGRADE de driver!
Após instalado o driver 460.39 já é possível ajustar os overclocks das GPUs e iniciar a mineração. Simples e fácil!
Lembre-se de configurar os overclocks antes de iniciar a mineração. Assista o vídeo que deixei tudo explicadinho pra você! 🙂
Minerando com a RTX 3060 LHR no HiveOS
Se você estiver utilizando placas LHR no HiveOS o recomendado é que sempre mantenha o driver da Nvidia atualizado em sua última versão.
As placas LHR não reconhecem o driver 460.39. Caso você instale esse driver ou conecte uma placa LHR a uma RIG com esta versão ativa, a máquina não inicializará. Uma tela preta ou azul será exibida, mas não abrirá o HiveOS. Caso isso aconteça não se preocupe!
Faça um seguinte:
- Desligue a RIG e remova a placa LHR;
- Logo após remover a(s) placa(s) ligue novamente a RIG;
- Agora o HiveOS irá iniciar normalmente, mas calma! Ainda falta a parte mais importante!;
- Abra o Shell do HiveOS e atualize o driver da Nvidia 460.39 para a versão mais recente utilizando o comando:
nvidia-driver-update
- Após finalizada a atualização reinicie a RIG. Prontinho! Agora é só desligar a RIG e conectar a placa LHR novamente, tudo funcionará perfeitamente.
Caso tenham dúvida de como realizar a atualização do driver da Nvidia pelo terminal Shell do HiveOS, assistam o vídeo: (Minuto 4:28)